top of page

Mediação

Uma resolução de conflitos

A mediação é um método alternativo de solução de conflitos, quer seja pré-processual, quer já esteja ajuizado a ação, é possível iniciar a um processo alternativo para a solução do conflito.

Sendo um método de solução dos conflitos, de forma rápida, é sem dúvida, o objetivo principal do processo de mediação. A interação entre as partes em litígio deve prezar por valores como a franqueza, honestidade e tranquilidade. Neste sentido, é fundamental que o papel do mediador, visto que este possibilita a livre e eficiente comunicação entre as partes, tornando mais eficiente todo o processo e mais palpável um possível acordo.

Considera-se a mediação uma forma alternativa de solução de conflitos utilizada atualmente em nosso país, cuja solução tem natureza jurídica de um contrato, pois sempre baseada na manifestação da vontade das partes, criando, extinguindo ou modificando direitos, devendo constituir-se de objeto lícito e não defeso em lei, razão pela qual estão presentes os elementos formadores do contrato. São várias as conceituações de mediação entre os autores, confundindo-se por muito com os institutos da conciliação e negociação.

Mediação: Texto
bottom of page